Quem é Deda



Do sertão do Seridó muitas histórias surgiram e muitos personagens marcantes construíram sua trajetória. Um exemplo de seridoense que não teme os desafios, mas os transforma em estímulo para lutar é José Nazareno Batista ou Deda.

Nasceu em Timbaúba dos Batistas-RN em 27 de dezembro de 1954, filho de Maria Paulina da Conceição e de José Batista dos Santos. Morou com seus pais e os irmãos (Edilson, Socorro, Glória, Bernadete, Aparecida, Marta, Solange, Severina (Bilinga), Andreia e Poliana) no Bairro da Maloca até 1967.

Era um menino como tantos outros meninos sertanejos, que tinha o futebol como paixão, adorava jogar bola pelas ruas da Maloca, mas a educação nunca foi esquecida, em parte pelo apoio e influência da mãe, que sempre incentivou os filhos na busca pela educação. Os primeiros anos da vida escolar foram vividos na Escola José Batista, que mais tarde passaria a ser denominado Basílio Batista, depois se mudou para Caicó estudando na Escola Joaquim Apolinário onde se preparou para realizar o exame de admissão ao curso Ginasial em Caicó, passando a estudar no Centro Educacional José Augusto-CEJA e a fazer o Curso Técnico em Contabilidade.

Em 1977 é aprovado no vestibular para o curso de Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Caicó-RN. Em 1984 é aprovado novamente no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, agora para o curso de Matemática. Motivo de orgulho para ele e seus familiares, concluir os dois cursos universitários.

A convite do senhor José Damasceno Batista assume em 1977 a secretária de Administração da prefeitura de Timbaúba dos Batistas e ao mesmo tempo começa a lecionar matemática na Escola Paulino Batista de Araújo.

A política entrou em sua vida através do senhor Nival Vale que o convidou a se candidatar a vereador. Em 1988 é eleito vereador e presidente da Câmara Municipal, sua eleição representou a realização do sonho de muitos daqueles que sofreram discriminação por nascer num bairro humilde como a Maloca em Timbaúba dos Batistas. Em 1992 se candidata a prefeito tendo como vice o senhor Manoel Guilherme da Silva, perdendo a eleição por apenas quatro votos de diferença. Em 1996 candidata-se novamente tendo como vice o senhor José de Anchieta e desta vez é eleito prefeito de sua terra natal. Em 2000 é reeleito tendo como vice o senhor Ivanildo Filho. Em 2004 apoia o seu então vice-prefeito Ivanildo Filho na eleição para prefeito.

Em 2008 na reeleição de Ivanildo Filho, Deda candidata-se a vice, sendo eleito para o cargo que ocupa atualmente. De suas administrações, Deda orgulha-se de poder ter contribuído para a evolução de sua terra, e lembra-se da diferença que existe dos tempos em que ele jogava bola pelas ruas de barro, da infância pobre que ele e muitos conterrâneos compartilhavam e das vitorias conseguidas com esforço e dedicação. São obras que mudaram a vida da população, seja através de uma rua pavimentada ou de uma quadra de esportes para que as crianças possam jogar seu futebol ou o direito assegurado de ter um salário digno ao final do mês. É uma atitude comprometida com o bem estar da população que reflete na qualidade de vida dos cidadãos.

Conheceu sua esposa Maria de Fátima Araújo em um clube da cidade, começaram a namorar, casaram-se em 1980 e tiveram quatro filhos: Leyliane (1981), Najara (1983), Natam (1987), e Lorena (1992).